NFTs: mudanças entre as edições
(Criou página com ' Autoria inicial: Denys Santos da Cruz, João Ricardo Dias da Silva, Victor Valente NFTs (sigla em inglês para Tokens Não Fungíveis) são tokens criptográficos que representam um registro único de alguma coisa.<ref>Wikipedia. Token não fungível. Disponível em <nowiki>https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Token_n%C3%A3o_fung%C3%ADvel</nowiki></ref> Ao contrário dos tokens fungíveis, um bem registrado sob esse tipo de token, adquire um status de exclusividade<ref>Inf...') |
Sem resumo de edição |
||
Linha 43: | Linha 43: | ||
== Referências == | == Referências == | ||
<references /> | <references /> | ||
[[Categoria:Economia e Propriedade]] |
Edição das 00h25min de 13 de dezembro de 2022
Autoria inicial: Denys Santos da Cruz, João Ricardo Dias da Silva, Victor Valente
NFTs (sigla em inglês para Tokens Não Fungíveis) são tokens criptográficos que representam um registro único de alguma coisa.[1] Ao contrário dos tokens fungíveis, um bem registrado sob esse tipo de token, adquire um status de exclusividade[2] e originalidade, a exemplo de uma obra de arte ou um item histórico. Somente o dono de determinado NFT pode atestar sua propriedade em blockchain. O termo em inglês é pronunciado “êne, éfe, tê”. Alguns mais espirituosos, chamam de “néftis”[3].
Os tokens não fungíveis são usados para criar escassez digital verificável, assim como propriedade digital e a possibilidade de interoperabilidade de ativos através de diversas plataformas.
Histórico
O primeiro NFT foi criado em 2014, para registrar um video-clipe criado por Jennifer McCoy[4]
Com o surgimento do protocolo Ethereum em 2015, é apresentado na DEVCON 1 o projeto Etheria, que utiliza os contratos inteligentes da Etherium para viabilizar os NFTs.
A partir de então, diversas iniciativas no campo das artes, do comércio, mercado financeiro e da indústria de eventos foram implementadas por meio de NFTs. A Nike, por exemplo, patenteou em 2019 o projeto CryptoKicks, pelo qual é possível verificar a autenticidade dos tênis por meio de NFTs.
Blockchain
Os NFTs surgiram a partir do token Ether, criptomoeda nativa da blockchain do protocolo Ethereum.
O padrão de tokens ERC-721 (NFTs) foi criado a partir da alteração do código dos tokens ERC-20, de início implementados para servirem como tokens fungíveis. A princípio, os tokens fungíveis serviam apenas como moedas de troca para utilização dentro do ecossistema do protocolo Ethereum.
De forma mais ampla, a maioria dos NFTs faz parte da blockchain Ethereum, embora outras blockchains tenham implementado sua própria versão de NFTs. Ethereum é uma blockchain, como a blockchain do bitcoin, mas seu blockchain também rastreia quem é proprietário de um NFT ou está negociando NFTs.
Escassez digital programada
A implementação de um mecanismo que permitia a individualização de um token em blockchain serviu para que esse novo tipo de token fosse aplicado com o fim de atestar a propriedade de uma coisa única.
Essa possibilidade foi primeiramente utilizada para que se programasse a escassez de obras visuais que antes não tinham como ser controladas em ambiente digital.
Dessa forma, artistas digitais começaram a registrar suas criações em blockchain por intermédio dos NFTs, de modo a individualizar cada arte produzida. Com isso, era possível controlar a quantidade de obras comercializadas e seus compradores, mesmo que pseudônimos.
Possibilidades de mercado
Os NFTs podem realmente ser qualquer coisa digital (como desenhos, música, relatórios de previsão do tempo, lances e chutes do Messi na Copa do Catar), mas muito da utilização atual é o uso dessa tecnologia para vender arte digital.
Por ser uma aplicação nova, os valores de um NFT variam de acordo com o design e com o seu criador, havendo quem acredite que determinadas artes, por demandarem pouco custo e tempo de trabalho para serem feitas, não valem o preço que está sendo paga. Mas ainda assim, a nova tecnologia tem se tornado uma forma de renda para designers independentes, em que em sua maioria são compostos por amantes de tecnologia, publicitários e desenhistas que, com as dificuldades em se encaixarem no mercado de trabalho, ou de terem a sua arte valorizada e reconhecida na internet, atualmente estão conseguindo vender suas criptoartes a quem se interesse.
Instituições e sites especializados possuem inclusive manuais e técnicas sobre como iniciar no mercado de NFTS, a exemplo de portais como SeuDinheiro[5] e Sebrae[6].
NFTs e arte
Um dos primeiros mercados para o uso de NFTs foi o de compra e venda de obras de artes. Hoje é possível encontrar galerias de arte totalmente especializadas em NFTs.
Especialistas destacam como benefícios: a otimização da logística, do armazenamento e da conservação das obras, já que o acervo é totalmente digital, e a possibilidade de registrar o histórico de venda das obras.
Leilões milionários vêm sendo feitos nos últimos anos. Sendo que o mais valioso deles foi o da obra Merge, avaliada em mais de 91 milhões de dólares. Um dos principais artistas no campo da criptoarte é o Mike Winkelmann, conhecido como Beeple. Ele vendeu sua obra Everydays[7]: the First 5000 Days por 69 milhões de dólares.
Referências
- ↑ Wikipedia. Token não fungível. Disponível em https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Token_n%C3%A3o_fung%C3%ADvel
- ↑ Infomoney. O que são NFTs? Entenda como funcionam os tokens não fungíveis. 08 de Novembro de 2022. Disponível em https://www.infomoney.com.br/guias/nft-token-nao-fungivel/
- ↑ TheVerge. NFTs, explained. 06 de Junho de 2022. Disponível em https://www.theverge.com/22310188/nft-explainer-what-is-blockchain-crypto-art-faq
- ↑ Theatlantic. NFTs Weren’t Supposed to End Like This. 02 de Abril de 2021. Disponível em https://www.theatlantic.com/ideas/archive/2021/04/nfts-werent-supposed-end-like/618488/
- ↑ SeuDinheiro. Como fazer um NFT: um manual com sites e ferramentas para a criação de suas artes digitais. 29 de Abril de 2022. Disponível em https://www.seudinheiro.com/conteudo-de-marca/como-fazer-um-nft-um-manual-com-sites-e-ferramentas-para-a-criacao-de-suas-artes-digitais/
- ↑ Sebrae. Como criar NFT para vender artesanato. 04 de Agosto de 2022. Disponível em https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-criar-nft-para-vender-artesanato,54ed7a005c962810VgnVCM100000d701210aRCRD
- ↑ Christies. BEEPLE | THE FIRST 5000 DAYS. 11 de Março de 2021. Disponível em https://onlineonly.christies.com/s/first-open-beeple/beeple-b-1981-1/112924